JULY 12th MICHELADA DAY
No 12 de Julho é celebrado o Dia da Michelada, para comemorar vou trazer uma receita e uma breve história desse coquetel mexicano à base de cerveja.
Reza a lenda que o nome da bebida é uma aglutinação da expressão «mi chela helada», ou seja, minha cerveja gelada – sendo chela um nome coloquial para cerveza em alguns países hispânicos. Embora essa versão da estória não explique os demais ingredientes.
Eu acredito na criação da bebida atribuída a Michel Esper que supostamente pediu uma cerveja com limão, sal e gelo em uma chabela no bar do Club Deportivo Potosino, onde ele era sócio na década de 1970.
Dizem que a Michelada é boa para curar ressaca… não sei se o tal Michel estava de ressaca quando inventou a receita, mas aparentemente, a partir daí a “limonada do Michel” caiu no gosto do pessoal.
Se existem diferentes versões para o nome do coquetel, existem infinitas variações de receita; algumas tão simples qual a original e outras incrementadas com muitos ingredientes, como: suco-de-tomate, molho-de-soja, molho-de-pimenta e mais um tanto de temperos. Lembrando que tudo isso é opcional.
Vou reproduzir receita do livro “Cocktails on Tap” de autoria do Jacob Grier:
- Sal, para a borda do copo
- Fatia de limão, para decorar
- 30 ml de suco de limão fresco
- ¾ cch de molho de pimenta
- 5 gotas de molho Maggi®
- 355 ml de cerveja escura mexicana
Para quem não tem uma chabela consigo, uma caneca de meio-litro serve perfeitamente. Atenção que o copo precisa ser grande suficiente para conter o volume de uma garrafa de cerveja mais o gelo.
Antes de tudo, primeiro faça uma borda de sal-grosso no copo, basta passar uma fatia de limão para umedecer a boca do copo que o sal adere melhor. Há quem prefira usar Tajín® no lugar do sal.
Depois da borda feita, é o bastante encher o copo até a metade com gelo.
Esse coquetel é montado diretamente no copo, então basta espremer 30 ml de suco de limão-taiti e por uma colher-de-chá de molho Tabasco® e umas gotas de molho Maggi®, que podem ser substituídos respectivamente por outro molho de pimenta ou molho Worcestershire, também conhecido como molho-inglês.
(Vale deixar claro que as quantidades dos condimentos podem ser adequadas ao gosto pessoal de cada um).
Por último adiciona-se a cerveja, é esperado que a acidez e o sal prejudiquem a espuma. A receita fala em uma Dark Lager mexicana, mas também pode substituída por alguma Pale Lager que não influenciará tanto no equilíbrio final.
Mexe-se delicadamente para misturar os ingredientes e finaliza-se com uma fatia de limão-taiti como garnish.
Sirva gentilmente e aproveite a bebida! ?