INTO THE WOODS – WOOD & WINTER BEER WEEKEND Ⅱ
Neste fim-de-semana voltamos ao remodelado no tap room da cervejaria Dois Corvos para a 2.ª edição do evento Into The Woods (Wood & Winter Beer Weekend) que aconteceu entre os dias 28 e 30 de Novembro de 2019.
Como o aposto já diz, um evento para celebrar a chegada do inverno com cervejas aconchegantes que passaram por madeira nalguma etapa de sua produção – segundo os organizadores, foram um total de 40 rótulos, sendo alguns lançamentos inéditos.
Fomos por partes e começamos com duas Farmhouse Ales:
- Brasserie Atrium The One, uma Classic Saison standard com 6,5% vol. e 28 ɪʙᴜ, uma cerveja bem fácil e equilibrada.
- London Beer Factoty From Leaves, uma Specialty Saison standard com 6,7% vol. feita em colaboração com a Dois Corvos, uma cerveja muito aromática, com o característico fenólico de pimenta-preta, notas herbais e um pronunciado floral em função de levar infusão de flôr-de-jasmim; seguidas de uma leve presença de Brettanomyces sp.
Ainda no caráter rústico, seguimos para duas Sour Ales:
- Brouwerij Alvine Naakte Elf Rode Bosbes-Lingonberry, supostamente uma “Smoked Beer” com 6% vol. e 10 ɪʙᴜ feita em colaboração com a Nøgne Ø, uma cerveja sem a espero fumado anunciado; mais parecida com uma Flemish Ale com adição de arando-vermelho e uma acidez bem marcada.
- Dois Corvos Martian Winter, uma Flanders Oud Red Ale com 4,6% vol. com adição de ginja e framboesa; brassada pelo cervejeiro Tiago Falcone para o Pedlar Project.
Daqui em diante mudamos o perfil e passamos às cervejas mais maltadas como as duas Wee Heavy Ales:
- Dois Corvos Into the Woods, uma Scotch Ale com 8% vol. que deu nome ao evento.
- Dark Horse Bourbon Barrel Scotty Karate, uma Scotch Ale com 9,8% vol. Desculpem as demais, mas essa cerveja fez sucesso e precisou ser repetida!
A única Barleywine também não poderia deixar de ser experimentada:
- Buddelship Brauerei Heróis do Mar, uma Barrel-Aged Barleywine com 9,8% vol., uma cerveja envelhecida em barril de vinho do Porto feita em colaboração com a Dois Corvos.
E por fim, fechamos a noite com três Imperial Stouts:
- Buddelship Meppener Moorbrand Laphroaig BA, uma Barrel-Aged Imperial Stout com 9,2% vol. que passou por barril de Islay Single Malt Whisky com notas turfadas.
- Dois Corvos Murder by Chocolate, uma Barrel-Aged Imperial Stout com 11,2% vol. com adição de chocolate que mais fazia lembrar uma “Imperial Porter”.
- Praire Deconstructed Bomb! Vanilla, uma Imperial Stout com 11,8% vol. com infusão de favas de baunilha que faz lembrar uma sobremesa para fechar bem a noite.
Esta última cerveja faz parte de uma série com quatro Imperial Stouts bombásticas que me deixou curioso para experimentar as demais versões com café, nibs de cacau e pimenta-chili.
Resenha publicada originalmente no blog Beer in Lisbon em Dezembro de 2019.