LANÇAMENTO DA CERVEJA “WINTER BOCK”
Estivemos nessa última quinta-feira (13/12/2018) no Escalfado, um café muito simpático com aquela ambiência típica de uma tasca portuguesa, para prestigiar e celebrar o lançamento da cerveja Winter Bock pela microcervejaria Bauer Lopes; um exemplar de uma Traditional German Bock bem maltada com notas tostadas de caramelo trazidas pela reação de Maillard, equilibrada, com o dulçor atenuado pelo amargor do lúpulo latente.
Conversei com Carlos Lopes quem me explicou que apesar do nome composto, o rótulo trata-se mesmo de uma single Bock e confessou que o batismo comercial fora para o público não confundir o estilo com a marca de uma macro-cervejaria portuguesa, você sabe qual!
Mas além disso, o nobre intuito é na verdade sugerir ao consumidor que aprecie essa cerveja durante o inverno. A cervejaria lançou o rótulo com esse propósito e como tem uma inclinação por produzir Lager – em sua maioria, ou como o senso comum as percebe, mais leves e refrescantes – naturalmente achou a “advertência” apropriada.
Obviamente aproveitamos a oportunidade para experimentar todos os demais rótulos do Braumeister Andreas Mörschel! Além da Winter Bock, nossa Dunkles Bock anfitriã de maltosidade caramelizada, provamos também: a California Common com 5,5% vol. pouco amarga, com expressivas notas de mel; a Weissbier, uma Hefeweizen com 5,5% vol. e dry-hopping ou seguindo a tendência eu diria que uma Hopfenweizen, que além das esperadas notas de banana e cravo traz em primeiro plano um pronunciado cítrico em função das novas variedades aromáticas de lúpulos bávaros utilizados; e a India Pale Lager [não, não foi erro de digitação, sim, eles têm uma IPL] com 5,5% vol. de um vigoroso cítrico e um suave frescor.
Cometi o equívoco de não degustar as cervejas seguindo uma graduação de intensidades, estava ansioso para saborear o rótulo debutante! Mas nada que interferisse no meu empirismo. A noite decorrera proveitosa…
Ao longo da conversa foi surpreendente descobrir que a Winter Bock fora produzida na Alemanha usando o tradicional processo de Lagerung, onde a cerveja matura em caves a baixas temperaturas, e só depois trazida para ser comercializada exclusivamente em Portugal. Uma curiosidade sobre a Bauer Lopes que explica a parceria é o fato de um dos sócios ser português e outro alemão, ou como a própria marca brinca «Meio Bauer Hälfte Lopes».
Resenha publicada originalmente no blog Beer in Lisbon em Dezembro de 2018.