3rd SATURDAY JANUARY – BALTIC PORTER DAY
Desde 2016, todo 3.º sábado de Janeiro é celebrado o “Dia da Baltic Porter”.
Seguindo a tendência de outras datas comemorativas afim como IPA Day e Stout Day, o pessoal da Polônia resolveu dedicar um dia para celebrar sua Porter Bałtycki, um estilo que ganhou mais notoriedade recentemente, mas que eles se orgulham de produzir com qualidade já a algumas gerações.
E nós vamos aproveitar o ensejo para falar um pouquinho sobre o estilo…
Mas antes, vale ressaltar que o estilo não é uma criação polonesa e tem sua origem na English Porter, mais precisamente um estilo que sofreu grande influência da Imperial Stout que era exportada através do Mar do Norte para a Rússia Czarista.
Ao longo do século ⅩⅨ, vários países banhados pelo Mar Báltico passaram a fazer sua versão dessa cerveja forte e escura. Porém muito mais familiarizados com a técnica de Lagerung, os cervejeiros locais acabaram por criar uma receita híbrida: uma Porter que também que era uma Lager, ou como muitos gostam de comparar, algo entre uma Russian Imperial Stout e uma German Schwarzbier.
O uso de Saccharomyces pastorianus não é uma regra, há exemplares produzidos com Saccharomyces cerevisiae, como é o caso da Sinebrychoff, que pertence ao Carlsberg Group, gabar-se de usar a mesma levedura da Guinness – conduto uma característica do estilo é um perfil neutro de fermentação.
As Baltic Porter também não chegam a ter maltes tão torrados como as Stout, recebem maltes base tipo Pilsner, Münchner ou Wiener complementados por maltes tostados e comumente são temperadas com lúpulos nobres tal como Saazer ou Lublin.
E para brindar, fizemos uma lista com algumas representantes clássicas do estilo:
- ?? Carlsberg Sverige Carnegie Porter, uma Baltic Porter sueca com 5,5% álc/vol. e 40 ɪʙᴜ com notas de chocolate negro produzida pela cervejaria mais antiga em atividade do país.
- ?? Utenos Porteris, uma Baltic Porter lituana com 6,8% álc/vol. mais adocicada com um malte rico equilibrado para o caramelo.
- ?? Aldaris Porteris, uma Baltic Porter letã com 6,8% álc/vol. e 23 ɪʙᴜ com maltes mais caramelizados e uma leve nota vínica. Vale notar que a marca Mežpils Porteris ainda traz uma série de rótulos envelhecidos por 12 meses em barris de Tennessee Whiskey, Islay Whisky, Jerez, Cognac e Rum jamaicano.
- ?? Baltika #6 Porter, uma Baltic Porter russa com 7% álc/vol. e 24 ɪʙᴜ que a pesar de pertencer a uma grande corporação tem sua receita inspirada nas Stouts britânicas – só que em baixa fermentação e com adição de lúpulos nobres – e já ganhou diversas premiações e é orgulho da marca.
- ?? Stepan Razin Porter, uma Baltic Porter russa com 8% álc/vol. com forte caráter de caramelo, que segundo alguns é o melhor representante nacional.
- ?? Sinebrychoff Ⅳ Portteri, uma autêntica Baltic Porter finlandesa com 7,2% álc/vol. e 45 ɪʙᴜ mesmo que outrora fosse comercializada como “Imperial Stoutina”. É uma cerveja não filtrada com maltes tostados que trazem notas de chocolate, café e alcaçuz em equilíbrio com lúpulo Saazer.
- ?? Żywiec Porter, uma Baltic Porter polaca com 9,5% álc/vol. e 45 ɪʙᴜ bastante tradicional com notas de caramelo a tostado que leva adição de açúcar no extrato original para aumentar sua graduação alcoólica.
- ?? Okocim Mistrzowski Porter, uma Baltic Porter polaca com 9,6% álc/vol. e 38 ɪʙᴜ que passa por um processo de maturação mais longo que lhe confere notas de carvalho somadas ao caramelo, chocolate e café oriundos dos maltes tostados.
- ?? Neuzeller Porter, uma Baltic Porter alemã com 7,2% álc/vol.
Também não poderíamos deixar de mencionar, é claro, alguns exemplares portugueses:
- Musa Baltic Sabbath, uma Baltic Porter com 7% álc/vol. uma cerveja bem malteada com notas de toffee, frutos secos e chocolate.
- Dois Corvos Night Screams, uma Baltic Porter com 8% álc/vol.
- Dois Corvos Periscope, uma Barrel-aged Baltic Porter com 8% álc/vol. uma cerveja envelhecida em barris de vinho tinto feita em colaboração com a Passarola Brewing.
- Armazém da Cerveja Saaremaa Christmas Delight, uma Baltic Porter com 8,6% álc/vol.
- Sovina Baltic Porter, uma Baltic Porter com 7,5% álc/vol.
- Sovina Baltic Porter Vintage, uma Baltic Porter com 9,1% álc/vol. e maturação em casco de Vinho do Porto.
- Letra On Oak Whisky B.A., uma Barrel-aged Baltic Porter com álc. 11% álc/vol. edição especial de uma cerveja com notas tostadas de caramelo e chocolate que repousou por 5 meses em barricas de Scottish Whisky.
- Letra On Oak Peated Whisky B.A., uma Barrel-aged Baltic Porter com 11% álc/vol. uma versão da cerveja anterior que traz além notas fumadas das barricas de Scotch Whisky turfado.
E para quem quiser celebrar a data com redundância, ainda pode tomar uns copos ao som dos Baltik Porter! Uma boa harmonização, ou como eles dizem: «craft music for beer people».
Enfim, a gente já se abasteceu no “mercadinho eslavo” aqui perto de casa…
— Skål! Kippis! Na zdravie! Na zdrowie! На здоровье! За ваша здароўе!
Artigo publicado originalmente no blog Beer in Lisbon em Janeiro de 2020.